Educação Infantil

Agrupada I: 1 ano e 4 meses a 3 anos – corresponde aos Maternais I e II
Agrupada II: 3 a 6 anos – corresponde ao Maternal III, 1º e 2º períodos
2º Período: 5 anos – em transição para novo agrupamento em 2018

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. Por isso, a Escola Internacional Saci estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil. Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, a Escola oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver a mente matemática, as linguagens e as emoções.

Nessa perspectiva, a Escola Internacional Saci propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático.

A Escola entende, também, que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças. Obviamente, essa construção não se esgota no período dos 0 aos 6 anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, mas necessita ser iniciada nessa fase. Por isso, a proposta da Escola Internacional Saci é a da aprendizagem escolar se fazer pelo Trabalho por Projetos de ensino e pelo Sistema Montessori.

A avaliação na Educação Infantil é realizada por intermédio de observações diárias, registradas em relatórios individuais e compartilhadas com a família. Nesses relatórios, o professor comenta sobre o desenvolvimento das habilidades e características comportamentais que vão nortear o trabalho. A criança é avaliada de forma ampla, pois é um ser indivisível, a fim de integralizar todos os aspectos essenciais de seu desenvolvimento – a maturação (física e neurológica); experiências ricas e significativas com objetos do mundo físico; a transmissão social; e o equilíbrio (ênfase na ação física e mental do indivíduo).

Currículo na Educação Infantil

I - Linguagem

II - Matemática

III - Educação Cósmica

IV - Vida Prática

V - Sensorial

VI - Arte

VII - Educação Física (Psicomotricidade)

VIII - Música

IX - Inglês (opcional na modalidade de imersão – Programa Bilíngue) a partir dos 3 anos

Agrupada I Horta

Agrupada I Horta

1º Ano Atividade De Linha

1º Ano Atividade De Linha

Agrupada I Atividade De Vida Prática

Agrupada I Atividade De Vida Prática

Agrupada II Banho Do Bebê

Agrupada II Banho Do Bebê

Agrupada II Trabalhos Diferentes

Agrupada II Trabalhos Diferentes