Educação Infantil

Agrupada I: 1 ano e 4 meses a 2 anos e 11 meses – corresponde aos Maternais I e II
Agrupada II: 3 a 6 anos – corresponde ao Maternal III, 1º e 2º períodos

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. Por isso, a Escola Internacional Saci estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil. Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, a Escola oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver a mente matemática, as linguagens e as emoções.

Nessa perspectiva, a Escola Internacional Saci propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático.

A Escola entende, também, que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças. Obviamente, essa construção não se esgota no período dos 0 aos 6 anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, mas necessita ser iniciada nessa fase. Por isso, a proposta da Escola Internacional Saci é a da aprendizagem escolar se fazer pelo Trabalho por Projetos de ensino e pelo Sistema Montessori.

A avaliação na Educação Infantil é realizada por intermédio de observações diárias, registradas em relatórios individuais e compartilhadas com a família. Nesses relatórios, o professor comenta sobre o desenvolvimento das habilidades e características comportamentais que vão nortear o trabalho. A criança é avaliada de forma ampla, pois é um ser indivisível, a fim de integralizar todos os aspectos essenciais de seu desenvolvimento – a maturação (física e neurológica); experiências ricas e significativas com objetos do mundo físico; a transmissão social; e o equilíbrio (ênfase na ação física e mental do indivíduo).

Currículo na Educação Infantil

I - Linguagem

II - Matemática

III - Educação Cósmica