Fundamental II

ANOS FINAIS  DO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano

Na Escola Internacional Saci, o êxito do processo de construção de conhecimentos dos adolescentes do 6º ao 9º ano vincula-se à existência de atividades capazes de integrar escola e família. Tais atividades possibilitam-nos transformar conhecimentos, crenças, atitudes, percepções, motivações e expectativas e, dessa forma, tornar os alunos cidadãos críticos e conscientes.  

Ampliação do Montessori: Em 2017, foi introduzido, nos anos finais do Ensino Fundamental, o Sistema Montessori. Com isso, inaugurou-se uma nova etapa na história da escola, estendendo essa prática pedagógica também aos adolescentes, a partir do 6º ano, através de ambiente e materiais preparados para essa faixa etária. A transição será gradativa e o Trabalho por Projetos e as demais atividades acompanharão o segmento. Com isso, os principais objetivos são: ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos (concentração, motivação, organização, comprometimento, habilidades sociais e livre escolha) e trabalhar para a construção de uma comunidade na classe. 

Como são trabalhadas as disciplinas? 

Quando o aluno chega ao 6º ano, já possui várias habilidades linguísticas. Cabe à área de Linguagem (Português, Inglês, Espanhol e Artes) ampliar sua capacidade de leitura, bem como o uso da fala e da escrita. Enquanto a prática e a identificação de línguas estrangeiras permitem uma percepção viva de um mundo plurilíngue e o acesso a bens culturais da humanidade, em Artes muitos trabalhos remetem a questões sociais, culturais e políticas. Aproveitá-las para debates em sala desenvolve nos alunos a sensibilidade, estimula a imaginação e a aquisição do senso artístico e estético. 

Em Educação Cósmica (História, Geografia e Ciências), contam com ambientes preparados, como a horta, pomar e a sala de Educação Cósmica, equipada com materiais para experiências e pesquisas. Afinal, conhecer o mundo cósmico e atuar nele é a curiosidade característica dessa faixa etária. No 9º ano, o estudo de Ciências profunda-se através das disciplinas Física, Química e Biologia, o que traz um diferencial na preparação do aluno para o Ensino Médio.

Os desafios e as situações-problema transformam as aulas de Matemática e Geometria em momentos estimulantes. Utilizando conceitos e procedimentos, bem como recursos tecnológicos, e adotando estratégias, a matemática do 6º ao 9º ano desenvolve formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa. Assim, desenvolve no aluno a autoestima e a perseverança na busca de soluções para os problemas.

Educação Física é uma disciplina que desenvolve a atividade intelectual e motora dos alunos, fazendo-os com que conheçam o próprio corpo, exprimam-se em atividades rítmicas e esportivas. No desporto, introduz as técnicas dos jogos de quadra (vôlei, futsal, basquete e handball), que são ludicamente praticadas nos Jogos Interclasse, preparando, de forma saudável, o espírito competitivo.

O respeito, o senso de justiça e a solidariedade são princípios fundamentais trabalhados no ensino de Filosofia. Revelar conhecimentos, expressar sentimentos, dúvidas e medos e valorizar o diálogo ajudam a organizar o pensamento autônomo e crítico dos alunos do 6º ao 9º ano. 

Aos alunos do 6º ao 9º ano também são oferecidos, além de escolinhas, alguns projetos e atividades especiais:

Saci Ação: formado por alunos voluntários, o Saci Ação existe desde 2003. Atualmente, o grupo procura proporcionar ao participante, por meio de suas práticas, a oportunidade de refletir sua interação e participação na sociedade. Realiza campanhas de arrecadações e doações de produtos para instituições de assistência social com as quais busca estabelecer um vínculo de pelo menos um ano, dando continuidade às ações de modo não meramente assistencialista. Coordenadora: Carla Monks. Nº de vagas por semestre: 15.

Núcleo de Jornalismo: o Núcleo de Jornalismo é um projeto voluntário. Formado por alunos do 6º ao 9º ano, o foco é a produção do Saci News, jornal impresso da escola. O grupo possui encontros semanais, quando conversam e aprendem sobre produção textual jornalística, coberturas de eventos (fotos e vídeos) e diagramação. Coordenadora: Taís Evanolli. Taxa de inscrição: R$ 100,00. Nº de vagas por semestre: 10.

Falação: gincana educativa realizada no primeiro semestre do ano, com o objetivo de integrar os alunos dos diferentes anos do Ensino Fundamental, uma vez que os grupos se formam com alunos das diversas turmas. As atividades englobam, de todas as disciplinas, desafios, dos quais participam diferentes professores ao mesmo tempo em um ambiente aberto. A coordenadora do segmento organiza as atividades com os professores.

Oficina de Redação: com a proposta de preparar os alunos a fim de desenvolver a produção textual, a oficina é destinada aos alunos a partir dos 10 anos. O foco é a percepção e o domínio de técnicas de redação e identificação dos principais gêneros textuais. Coordenadora: Elaine Pontes Miranda. Mensalidade: R$100,00. Nº de vagas por semestre: 10. 

Curtas Saci: trabalho feito em grupos com alunos de turmas diferentes, o Curtas Saci é um projeto realizado no segundo semestre, que tem por objetivo incentivar e estimular o desenvolvimento de atividades educativas através da tecnologia. Com o objetivo de produzir um trabalho audiovisual, os alunos escolhem desde o tema, sempre de acordo com algum tipo de relevância (social, econômica, cultural, política), até a apresentação final (no cinema), passando por momentos de gravação e edição de conteúdo. Coordenador: Luciano Torres e Maria Lúcia Oliveira.

Feira de Educação Cósmica: seguindo um dos grandes pilares do Sistema Montessori, a Feira de Educação Cósmica é uma atividade realizada pelo segmento de dois em dois anos, devido ao revezamento com as turmas da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano. Em forma de exposição de trabalhos, os alunos apresentam descobertas relacionadas aos projetos ou aos conteúdos apreendidos em sala de aula, buscando a interdisciplinaridade com temas da atualidade, História e Geografia, de forma prática (experiências científicas e desafios). Coordenação: Maria Lúcia Oliveira e Luciana Ribeiro. 

6º Ano Rotina Em Sala De Aula

6º Ano Rotina Em Sala De Aula

9º Ano Avaliacao Individual

9º Ano Avaliacao Individual

Momento Cívico

Momento Cívico

Prática Esportiva Durante O Intervalo

Prática Esportiva Durante O Intervalo