Programa Bilíngue

Conscientes da necessidade de uma formação integral das crianças e da importância de lhes fornecer instrumentos necessários para a compreensão de um mundo cada vez mais dinâmico com múltiplas fontes de informação, a Escola Internacional Saci oferece a possibilidade do Ensino Bilíngue para os seus alunos. Aprender Inglês no Saci é uma experiência única, que gera resultados para toda a vida e transcende o aprendizado do idioma.

Os alunos “têm aulas” diariamente por duas horas e meia das 10h30 às 13h, no caso das crianças até a 4ª série, enquanto os de 6º ao 9º realizam suas atividades de 12h30 às 15h, em ambientes que permitem a vivência da Língua Inglesa em diversos contextos e situações que os estimulem de múltiplas formas. As crianças são agrupadas de acordo com sua faixa etária em 7 turmas, guiadas por professores com fluência no idioma, formação pedagógica e experiência em educação.

O trabalho é fundamentado na teoria de Language Acquisition, que aproxima o processo de “aprender” a segunda língua da maneira como a língua materna é “aprendida”. Assim, fala-se em aquisição do idioma, e não aprendizado formal, como acontece em grande parte dos cursos livres. A carga horária diária é um dos grandes diferenciais e só na Escola Internacional Saci a criança pode efetivamente viver a língua em várias situações do cotidiano.

O Inglês é trabalhado, dessa forma, através de brincadeiras, leituras, uso de recursos multimídia e em todas as atividades do dia a dia, guiadas pelo Trabalho por Projeto, que mantém a motivação e interesse dos alunos. Essa filosofia, também presente nos outros contextos da Escola, possibilita um aprendizado agradável, significativo e diversificado.

Matricular uma criança em uma escola em que parte das atividades acontece em outro idioma é dar-lhe uma oportunidade extra. A imersão nele representa a melhor alternativa para dominar uma segunda língua com segurança e competência.

Além do mais, é comprovado que as crianças apresentam um potencial muitas vezes inexplorado em sua totalidade. Nesse sentido, a naturalidade com que reagem ao idioma é notável, o que gera resultados sólidos para a vida toda.

 

Cultural Lunch

Cultural Lunch, mais uma maneira de aguçar, pelo paladar, o interesse dos alunos!

O Cultural Lunch ou “Almoço Cultural” acontece uma vez por mês para os alunos que fazem o Programa Bilíngue. A partir do tema do projeto de uma das turmas, o professor ou os alunos elegem um país a ser estudado e também sua culinária. Após, a nutricionista participa com a turma da pesquisa de um menu para o dia e o restante da equipe pode palpitar também!

Os alunos fazem a decoração do refeitório com bandeiras, artesanatos e cartazes com curiosidades sobre o país. Selecionam músicas e algumas vezes usam trajes típicos. No dia, também fazem uma apresentação oral (tudo em inglês, é claro!) para outras turmas do Programa Bilíngue, relatando ou apresentando em slides fotos e curiosidades sobre o país pesquisado.

Nesses últimos três anos, desde que foi iniciado o Cultural Lunch, já foram servidos pratos típicos da Índia, Egito, Colômbia, Holanda, Alemanha, Rússia, Brasil e muitos outros. Algumas vezes, a turma chega à conclusão de qual país vai estudar partindo de um local em evidência no projeto ou de um líder ou personagem estudado dentro do projeto. No início a ideia do país era aleatória, ou inspirada nos estagiários estrangeiros que ficam por seis meses ou um ano no SACI. Posteriormente, aprofundando a prática com os projetos, avançamos, contextualizando a culinária do país para o enriquecimento do projeto em andamento.

Este é mais um “jeito diferente de aprender”... saboreando!

 

 

Language Acquisition a partir dos 03 anos

Language Acquisition a partir dos 03 anos

Trabalhos de campo sobre o projeto do Bilíngue

Trabalhos de campo sobre o projeto do Bilíngue

Almoço que dá continuidade à imersão no idioma

Almoço que dá continuidade à imersão no idioma

Apresentação das descobertas sobre o Almoço Cultural para outras turmas

Apresentação das descobertas sobre o Almoço Cultural para outras turmas