Trabalho por projetos

O Trabalho por Projetos, assim como outras abordagens educacionais não tradicionais, tem sua matriz ideológica na Escola Nova, movimento iniciado no final do século XIX e que ganhou força mundial nas primeiras décadas do século XX. Inspirado por esses princípios, o educador espanhol Fernando Hernandez, professor de Psicologia e Artes na Universidade de Barcelona, desenvolveu o Trabalho por Projetos como guia curricular, que possui como tema central assuntos que partem do interesse dos alunos. Com o passar dos anos, essa prática pedagógica difundiu-se também no Ensino Médio e Fundamental, chegando, inclusive, à Educação Infantil. 

Na Escola Internacional Saci, os Trabalhos por Projetos  são desenvolvidos nas turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e no Programa Bilíngue. Esse trabalho envolve os alunos no processo ensino-aprendizagem e o professor torna-se pesquisador junto com a turma.

Na Escola Internacional Saci, o Trabalho por Projetos ocorre junto ao Sistema Montessori uma vez que:

  • Concebe a aprendizagem como o principal processo pelo qual o ser humano projeta e constrói a sua própria vida, e, por isso, dispensa os artifícios de punição e recompensa, o que oportuniza a autoeducação;
  • Incentiva a criança a explorar e a investigar seus interesses - as coisas que ela gosta de fazer e que gostaria de aprender - e atribui ao professor a responsabilidade de encontrar maneiras de, a partir desses interesses, tornar a atividade da criança útil ao desenvolvimento das competências e habilidades básicas necessárias para que ela se torne capaz de sonhar seus próprios sonhos e transformá-los em realidade dentro e fora da escola;
  • Abre o maior espaço possível para o envolvimento ativo do aluno, não só na concepção e na elaboração dos seus projetos de aprendizagem, mas também na sua implementação e avaliação, pois esse envolvimento não só a motiva (por estar relacionada aos seus interesses) como torna a sua aprendizagem ativa e significativa;
  • Estabelece uma estreita relação entre a aprendizagem que acontece na escola, a vida e a experiência da criança, reconstituindo o vínculo entre seus processos cognitivos e seus processos vitais, pois os temas que ela escolhe pesquisar partem, inevitavelmente, de questões vivenciadas em sua rotina e à sua experiência que lhe parecem importantes e sobre as quais ela se interessa em aprender mais;
  • Proporciona o aprendizado a partir da experiência com o concreto, das emoções e da apuração dos sentidos;
  • Cultiva na escola o sentido de comunidade através do elogio às ações solidárias e responsáveis, que contribuem para o ambiente pacífico e harmonioso. 

Estudo Sobre A Gestação Dos Bebês

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Contato Com Os Animais Através Do Projeto

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Palestras Com Especialistas Sobre O Tema Do Projeto

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Trabalho De Campo

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