Fundamental I

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A equipe é formada por professores das turmas das Agrupadas III e IV e 2º ao 5º ano. Todos têm formação no Sistema Montessori através de capacitação oferecida ao longo do ano letivo, como cursos e participação em Encontros Nacionais de Educadores Montessorianos, Congressos e Seminários de Educação, bem como cursos de suporte na área da saúde (primeiros-socorros). 

Aldo Nasareth

Aldo Nasareth

Assistente da Agrupada III (Manhã)
Alessandra Boliano

Alessandra Boliano

Professora da Agrupada III (Tarde)
Aryanne de Oliveira

Aryanne de Oliveira

Assistente da Agrupada III (Tarde)
Bia Penna

Bia Penna

Professora de Artes (Tarde)
Caroline Marques

Caroline Marques

Assistente da Agrupada III (Manhã)
Cristina Schittini

Cristina Schittini

Educadora Ambiental
Daniele Campissi

Daniele Campissi

Assistente da Agrupada III (Manhã)
Emanuele Marian

Emanuele Marian

Assistente da Agrupada III (Tarde)
Felipe Tavares

Felipe Tavares

Professor de Música (Manhã e Tarde)
Flávio Rodrigues

Flávio Rodrigues

Professor de Redação do 5º ano (Manhã e Tarde)
Gabriela Freitas

Gabriela Freitas

Assistente da Agrupada III (Manhã)
Gabriela Lima Nikulin

Gabriela Lima Nikulin

Assistente da Agrupada IV (Tarde)
Gisa Sá

Gisa Sá

Professora da Agrupada IV (Tarde)
Gláucia Coelho

Gláucia Coelho

Assistente da Agrupada IV (Manhã)
Graciane Oliveira

Graciane Oliveira

Professora da Agrupada IV (Tarde)
Ícaro Sousa

Ícaro Sousa

Professor do 5º ano (Manhã)
Isabela Salgado

Isabela Salgado

Assistente da Agrupada III (Tarde)
Jéssica Lima

Jéssica Lima

Assistente da Agrupada IV (Manhã)
Júlia Rosa

Júlia Rosa

Professora do 5º ano (Tarde)
Karoline Titonele

Karoline Titonele

Professora de Inglês
Lethicia Velasco

Lethicia Velasco

Assistente das Agrupadas IV (Tarde)
Luana Almeida

Luana Almeida

Professora da Agrupada III (Manhã)
Lucas Marinho

Lucas Marinho

Professor de Educação Física
Maiara Nogueira

Maiara Nogueira

Professora da Agrupada III (Manhã)
Manuela Garcia

Manuela Garcia

Assistente da Agrupada III (Manhã)
Maria Eduarda Ponchio

Maria Eduarda Ponchio

Assistente da Agrupada III (Manhã e Tarde)
Maria Fernanda Cassani

Maria Fernanda Cassani

Assistente da Agrupada IV (Manhã)
Maria Flávia Dias

Maria Flávia Dias

Professora da Agrupada IV (Manhã)
Mayara Deolindo

Mayara Deolindo

Professora da Agrupada III (Tarde)
Raquel Fontinelli

Raquel Fontinelli

Professora de Artes (Manhã)
Rebecca Nazareth

Rebecca Nazareth

Assistente da Agrupada IV (Tarde)
Thais Campos

Thais Campos

Assistente da Agrupada III (Tarde)
Thalita Mattos

Thalita Mattos

Professora da Agrupada IV (Manhã)
Thayná Duque

Thayná Duque

Assistente da Agrupada III (Tarde)
Yasmim Alcântara

Yasmim Alcântara

Assistente da Agrupada III (Manhã)
  • Aldo Nasareth
  • Alessandra Boliano
  • Aryanne de Oliveira
  • Bia Penna
  • Caroline Marques
  • Cristina Schittini
  • Daniele Campissi
  • Emanuele Marian
  • Felipe Tavares
  • Flávio Rodrigues
  • Gabriela Freitas
  • Gabriela Lima Nikulin
  • Gisa Sá
  • Gláucia Coelho
  • Graciane Oliveira
  • Ícaro Sousa
  • Isabela Salgado
  • Jéssica Lima
  • Júlia Rosa
  • Karoline Titonele
  • Lethicia Velasco
  • Luana Almeida
  • Lucas Marinho
  • Maiara Nogueira
  • Manuela Garcia
  • Maria Eduarda Ponchio
  • Maria Fernanda Cassani
  • Maria Flávia Dias
  • Mayara Deolindo
  • Raquel Fontinelli
  • Rebecca Nazareth
  • Thais Campos
  • Thalita Mattos
  • Thayná Duque
  • Yasmim Alcântara
  • Aldo Nasareth

    Estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte de grupos de estudo, pesquisa e extensão que discutem temas sensíveis e necessários como alfabetização e letramento, acessibilidade e inclusão.
  • Alessandra Boliano

    Alessandra é formada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior (CES-JF) e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá. Possui curso de Atendimento Especializado e Educação Especial (Ucamprominas MG), de Artes para a Educação Infantil (Cefortec), Alfabetização através da Literatura Infantil (Livraria Arco-Íris), Técnicas de Apresentação de Trabalhos (CES-JF), Alfabetização e Letramento: abordagens metodológicas, o desafio de ensinar e do aprender a ler e escrever (2008), Educação Inclusiva: Marcos Legais, Filosóficos e Aplicação na Realidade Escolar (2008), Alfabetização e Letramento: Desafios Permanentes (2008), Contação de Histórias (Livraria Arco-Íris), Primeiros Socorros (Escola Internacional Saci), Aprimoramento do Ensino Fundamental (2011), Psicomotricidade na Escola (UFJF), Educação Montessoriana (Portal da Educação) e Programa de Capacitação para Professores Montessorianos para classes de 03 a 06 anos (Rio de Janeiro).
  • Aryanne de Oliveira

    Aryanne é estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com capacitação em auxiliar de creche e educação básica infantil.
  • Bia Penna

    Mestra em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (2023), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020) e Bacharela em Artes e Design pela mesma instituição (2017). Atua como professora e arte-educadora em espaços formais e não formais, tendo experiência em instituições culturais, museus e escolas.
  • Caroline Marques

    Estudante de Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Está se formando em Acompanhamento Terapêutico para pessoas com TEA, TDAH e DI.
  • Cristina Schittini

    Cristina Schittini é graduada em Gastronomia, fez MBA em Gestão Hoteleira e Gastronômica, é mestra e doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assim como está finalizando sua segunda graduação em Pedagogia. Desde 2019 atua enquanto educadora ambiental agroecológica e alimentar em espaços formais e informais, tanto na formação de professores quanto de crianças, jovens e adultos. Nos últimos dez anos vem se dedicando a estudar as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e a Agroecologia.
  • Daniele Campissi

    Daniele é estudante de Psicologia pela Faculdade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.
  • Emanuele Marian

    Emanuele é estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Felipe Tavares

    Felipe Tavares é professor de música de todas as turmas do Fundamental I (Manhã e Tarde).
  • Flávio Rodrigues

    Graduou-se em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) em 2005, possui especialização em Letras: Português e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e especialização em Língua Brasileira de Sinais: Libras pelo Claretiano - Centro Universitário. É mestre em Letras (área de concentração: Linguística, com foco em psicolinguística, aquisição da linguagem e teoria da mente em Língua Brasileira de Sinais) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutor em Letras (área de concentração: Linguística, com foco em sociolinguística, linguagem/sociedade, pesquisando o perfil linguístico dos alunos do Curso Letras/Libras da UFJF) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor de Língua Portuguesa e Literatura nas Redes Pública e Privada de Juiz de Fora. Participou de projetos de pesquisa na área de processamento e aquisição da linguagem no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF. Atualmente, participa de projetos de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de línguas no Grupo de Pesquisa em Língua(gem) e Sociedade (GRUPELS) da UFJF. Áreas de interesse: Aquisição da Linguagem, Psicolinguística, Ciências Cognitivas, Linguística, Ensino/ Aprendizado de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais, Surdez, Educação Bilíngue. É professor de redação apenas dos alunos que estão no 5º ano da Agrupada IV.
  • Gabriela Freitas

    Gabriela é estudante de Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Gabriela Lima Nikulin

    Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem cursos em andamento em libras e formação intercultural bilíngue.
  • Gisa Sá

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery, pós-graduada em "Psicopedagogia Clínica e Institucional" pela Faculdade Estácio de Sá e em "Alfabetização e Letramento" pela Faculdade Metodista Granbery. Possui cursos de "Alfabetização Natural", "Dificuldade de Aprendizagem", "Artes na Educação Infantil", "Introdução ao Método Montessori", "Neuroeducação", "Formação Inicial de Tutores", "Transtorno do Espectro Autista: Desafios para o Século XXI", "Memorização das 4 Operações Aritméticas" (pela Associação Brasileira de Educação Montessori - ABEM) e "Conquista da Leitura e da Escrita" (ABEM). Possui experiência no auxílio a crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que têm dificuldade de aprendizagem.
  • Gláucia Coelho

    Gláucia é estudante de Letras/Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de Letras pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui curso de inglês completo pela CNA e certificado FCE da Universidade de Cambridge. Sua área de interesse acadêmica é a inclusão escolar.
  • Graciane Oliveira

    Graciane possui licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST), graduação em Curso Normal Superior com habilitação no Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Metodista Granbery e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá. Possui cursos de capacitação em Montessori e em Matemática para classes de 06 a 09 anos pelo Centro de Estudos Montessori (RJ).
  • Ícaro Sousa

    Ícaro é especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico pelo Centro de Educação a Distância - Cead/UFJF e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também Professor de Educação Básica - Anos Iniciais efetivo na Escola Estadual Fernando Lobo desde 2016, tendo experiência com regência de turmas, ensino e uso da Biblioteca e Supervisão Escolar. Possui interesse nas áreas de Tecnologia da Informação, Gamificação, Educação à Distância, Informática, Mídias e Educação.
  • Isabela Salgado

    Estudante de Psicologia pelo Uniacademia.
  • Jéssica Lima

    Jéssica é estudante de Pedagogia pela Uniasselvi e está cursando "Conceitos de Aprendizagem Criativa" e "Formação Continuada em Práticas de Alfabetização".
  • Júlia Rosa

    Júlia é graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Carlos Chagas - FEAP. Possui especialização em "Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar" pela Universidade Cândido Mendes; "Mídias na Educação" e “Serviço de Atendimento Educacional Especializado” pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, está finalizando a especialização em “Ensino de Ciências e Matemática para anos iniciais” também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui cursos de "Extensão em Educação Inclusiva (enfoque em Libras)" pela Faculdade Metodista Granbery e "Técnico em Música (flauta doce)" pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano.
  • Karoline Titonele

    Karoline é pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Estácio de Juiz De Fora, graduada em Letras - Inglês, Português e Literaturas pelo Centro de Ensino Superior (CES-JF) e é graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Possui certificação no exame CAE (Certificate in Advanced English), no TOEIC (Test of English for International Communication), curso de Integrated English Skills pela Harvard University - Extension School e Academic English pelo Bunker Hill Community College em Boston - EUA e o "Curso de Formação Montessori - 0 a 6 anos", pela Mediar - Desenvolvimento Humano.
  • Lethicia Velasco

    Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Luana Almeida

    Luana é graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery e tem especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui os cursos de "Memorização das 4 Operações Aritméticas" e "Neurodesenvolvimento e ducação Sensorial", mediados pela Associação Brasileira de Educação Montessoiana (Abem).
  • Lucas Marinho

    É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e possui curso de inglês avançado (Wizard Idiomas - 2006/2010). Foi Técnico de Futebol e Futsal do Esporte Clube Bom Pastor de 2011 a 2013. É professor de Educação Física na Rede Estadual de Minas Gerais desde 2007, sendo efetivo desde 2013, e Coordenador Regional e coordenador de camp pela TetraBrazil Soccer LLC nas regiões de Chicago, Atlanta, Baltimore e Cincinnati desde 2012, realizando treinos de futebol no verão americano.
  • Maiara Nogueira

    Maiara é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui formação no Curso Normal, antigo magistério, pelo Instituto de Educação Professor Joel Monnerat. Também possui cursos na perspectiva Montessori e Alfabetização através de jogos. Tem como linha de pesquisa a Educação Inclusiva.
  • Manuela Garcia

    Manuela é estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, é estudante de inglês na Escola Wizard, bailarina, acompanhante terapêutica e tem uma confeitaria artesanal chamada "Confeitos da Manu".
  • Maria Eduarda Ponchio

    Maria Eduarda é estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é integrante do Diretório Acadêmico do curso de Pedagogia na chapa "Educar é Resistir".
  • Maria Fernanda Cassani

    Maria Fernanda é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas escolhas para a licenciatura foram o português e o italiano. Além disso, adquiriu a língua inglesa pelo CCAA e cursou eletivamente as disciplinas de inglês oferecidas pela UFJF. Os interesses de Maria Fernanda vão muito além das línguas como sua própria área de ensino. Ela possui diversos cursos nas áreas de letramentos, pedagogia, inclusão e elaboração de material didático.
  • Maria Flávia Dias

    Maria Flávia é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Atendimento Educacional Especializado e, atualmente, cursa duas pós-graduações: Especialização em Ensino de Matemática e Ciências e Formação de Educadores em uma Perspectiva Integral.
  • Mayara Deolindo

    Mayara é formada em Pedagogia pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum) e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá. Possui o curso de capacitação de professores montessorianos para as classes de 03 a 06 anos – módulo: Linguagem e Matemática – pelo Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro. Possui curso de "Psicomotricidade e Neurociências" e "Curso de Formação Montessori - 0 a 6 anos" pela Mediar - Desenvolvimento Humano, participou do VIII Encontro de Educadores Montessorianos (2015) e curso de "Princípios do Sistema Montessori: para uma Prática Pedagógica Diferenciada".
  • Raquel Fontinelli

    Raquel é formada em Magistério pelo IECS-RJ e pós-graduanda Neuropsicopedagogia pela UCAM-RJ. Possui o curso de Capacitação de Professores Montessorianos para classes de 03 a 06 anos pela Aldeia Montessori – RJ.
  • Rebecca Nazareth

    Rebecca é estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em complementação à sua graduação, é certificada nos cursos Método Montessori: perspectiva para uma prática pedagógica diferenciada e em temas em inclusão escolar: Plano de desenvolvimento individual e adaptações curriculares pela Mediar desenvolvimento humano. Possui certificado pelo grupo de pesquisa em alfabetização da UFJF sobre o Plano Nacional de alfabetização. Atribuída pelo CBMMG em primeiros socorros. Também é certificada pela ABEM nos cursos Conquista da leitura e escrita e matemática na prática do ensino fundamental.
  • Thais Campos

    Thaís é estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Thalita Mattos

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), Thalita possui cursos de "Alfabetização e Letramento" (Secretaria da Educação – Prefeitura de Juiz de Fora), "Mediação Escolar" (Instituto Priorit), "Atuação Pedagógica e Psicopedagógica no Transtorno do Espectro Autista" (Centro de Atenção do Desenvolvimento Integral – CADI), "Transtorno do Espectro Autista e Educação: Do que estamos falando?" (UFJF),"Capacitação em Psicomotricidade e Neurociências" e "Montessori - 0 a 6 anos" (ambos pela Mediar Desenvolvimento Humano). Também participou dos VIII e IX Encontro de Educadores Montessorianos. Atual situação: gestante.
  • Thayná Duque

    Graduanda em Letras com habilitação em Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Pedagogia pela ESAB.
  • Yasmim Alcântara

    Yasmim é estudante de Pedagogia na Faculdade Metodista Granbery - FMG.
  • Aldo Nasareth
  • Alessandra Boliano
  • Aryanne de Oliveira
  • Bia Penna
  • Caroline Marques
  • Cristina Schittini
  • Daniele Campissi
  • Emanuele Marian
  • Felipe Tavares
  • Flávio Rodrigues
  • Gabriela Freitas
  • Gabriela Lima Nikulin
  • Gisa Sá
  • Gláucia Coelho
  • Graciane Oliveira
  • Ícaro Sousa
  • Isabela Salgado
  • Jéssica Lima
  • Júlia Rosa
  • Karoline Titonele
  • Lethicia Velasco
  • Luana Almeida
  • Lucas Marinho
  • Maiara Nogueira
  • Manuela Garcia
  • Maria Eduarda Ponchio
  • Maria Fernanda Cassani
  • Maria Flávia Dias
  • Mayara Deolindo
  • Raquel Fontinelli
  • Rebecca Nazareth
  • Thais Campos
  • Thalita Mattos
  • Thayná Duque
  • Yasmim Alcântara