Grupo de estudos com os pais

Consolidando seu jeito diferente de aprender, o Saci traz, através do Grupo de Estudos com os Pais, a possibilidade de as famílias também aprenderem com a escola. Realizamos encontros mensais para discussões e reflexões sobre nossa prática pedagógica. Relatamos, também, experiências ocorridas no ambiente escolar ou na própria família. Os encontros acontecem uma vez por mês, de março a novembro, e são divulgados mês a mês no site e na agenda. 

Adolescer... é possível abrandar os ‘loops’ da montanha russa?

O primeiro Grupo de Estudos com os Pais, com o tema “Adolescer... é possível abrandar os ‘loops’ da adolescência?”, contou com a participação de 25 pais, além de alguns professores, coordenadores, o estagiário de psicologia escolar, Ramon Itaborahy, e com a  estagiária de informática, Susana Martins, que abriu o encontro nos orientando sobre segurança na internet. Os pais utilizaram laptops para verificarem, na prática, como instalar recursos de filtro e segurança no Youtube e Google. Posteriormente, a diretora Luciana Ribeiro mediou o estudo do texto “Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo dos Adolescentes”.

View the embedded image gallery online at:
http://escolasaci.com.br/grupo-estudo-pais#sigProIdca5e69f3fd

Material de leitura

Artigo escrito por Doutora Betsy Coe, 2008
Woods Montessori School – Houston, EUA
(tradução resumida por Luciana R. Barros para finalidade de estudo)

Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo dos Adolescentes

Neurocientistas têm, recentemente, através de tomografias coloridas, ressonância magnética e testes relacionados às funções executivas, descoberto informações fascinantes sobre o cérebro do adolescente. Geralmente, essas imagens indicam que existem mudanças significativas que interferem no desenvolvimento comportamental, emocional e intelectual do adolescente. A pesquisa é nova e se acompanharmos os estudos e aplicá-los aos ambientes de adolescentes, penso que poderemos ajudar a esclarecer a maneira como os adolescentes pensam, sentem e agem, o que poderia ser benéfico a todos. Adolescentes não são incoerentes, desastrados, loucos por sexo, monstros irracionais, imprevisíveis com os quais não podemos racionalizar. Eles são criaturas inteligentes, ainda não acostumados às novas capacidades e forças mentais. A adolescência é um período no qual o exuberante crescimento do cérebro e a seleção/eliminação das substâncias neuronais excedentes (“poda”) proporciona que pensem abstratamente, falem com expressividade e se movam graciosamente. De acordo com Corbin (2008), no livro Unleashing the Power of theTeenage Brain, existem doze descobertas importantes feitas recentemente:

Continue Lendo

É possível abrandar os loops da montanha russa?

gep cartaz adolescer maio correto
Neste encontro abordaremos características do período de desenvolvimento dos 12 aos 18 anos, tocando em aspectos neurológicos e emocionais frente a possíveis riscos sociais
Dia 08 de maio (segunda-feira) das 18h00 às 19h30 na Escola Saci.