Onde Montessori e Projetos get closer!

Fazer parte do Programa Bilíngue é mais uma prova de que no Saci temos um jeito diferente de aprender. Através de um trabalho fundamentado na Language Acquisition, o que era para ser uma aula de inglês transforma-se em uma experiência única, transcendendo o aprendizado do idioma e gerando resultados para toda a vida.

As experiências do primeiro semestre de 2017 no Programa bilíngue  exemplificam um processo iniciado em 2003. Naquela época, eram poucos os alunos aprendendo outro idioma em um ambiente de imersão. Hoje, são 15 turmas. “O Inglês é trabalhado, dessa forma, através de brincadeiras, leituras, uso de recursos multimídia e em todas as atividades do dia a dia, guiadas pelo Trabalho por Projeto, que mantém a motivação e interesse dos alunos”, afirma a coordenadora Carla Monks. “O Trabalho por Projetos é uma prática pedagógica excelente para a aquisição de linguagem, porque abre novas possibilidades de ampliar o vocabulário do idioma e as crianças adquirem rapidamente o conhecimento”, opina a professora das turmas Elementary Morning e Pre-elementary Afternoon, Rane Miana.

Além dos Projetos, em duas horas e meia de imersão na língua inglesa, as turmas do Bilíngue têm na rotina atividades de Vida Prática, Linha montessoriana e, dependendo do Projeto, Educação Cósmica. Ressaltando a complementaridade entre Sistema Montessori e Trabalho por Projetos, o segundo muitas vezes surge a partir das atividades do primeiro.  “O diálogo entre Projetos e Montessori a cada dia cresce no Bilíngue. Claro que existem dificuldades do idioma e do tempo que temos para trabalhar com as crianças, mas é possível. Uso e adapto materiais para o inglês para eles trabalharem, fazemos os exercícios de linha, vamos a campo... E muito do que é feito surge com o projeto, então fazemos atividades diferenciadas de acordo com o interesse das crianças. Um projeto sobre os planetas nos levou a conhecer a grande lição montessoriana  ‘A Longa Linha Negra’, por exemplo. Ou seja, as práticas conversam”, afirma a professora das turmas Pre-kinder I Morning e Pre-kinder I Afternoon, Raphaela Haberbosh.