Passeio pelo Corpo Humano

O trabalho de campo é uma das atividades mais valorizadas pelas crianças. Como dizia Maria Montessori, “Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas”. Em grande parte das vezes, o Trabalho por Projetos permite atividades de investigação fora da escola. Um exemplo disso foi o passeio das turmas da Agrupada IV e do 5º e 2º anos ao Laboratório de Anatomia da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde puderam ter um estudo aprofundado sobre o corpo humano.

Recebidos pela professora de fisioterapia, Márcia Castro, os alunos da professora Thalita Matos foram ao laboratório primeiro. Lá, fizeram novas descobertas sobre o corpo humano e sobre o cérebro, este último principal alvo de estudo da turma do 5º ano. “Achei tudo muito interessante. O que eu mais gostei foi a parte em que Márcia explicou sobre os lobos do cérebro e como eles funcionam, foi o que mais me chamou a atenção”, relata o aluno do 5º ano, Mateus Reiff. “Adorei o passeio. Gostei do jeito que a Márcia explicou e achei legal aprender mais sobre a quantidade de neurônios e músculos que temos em nosso corpo”, comenta a aluna da Agrupada IV, Elisa Oliveira. Já os alunos do 2º ano contaram, além de Márcia, com as explicações da professora Simone Cortes, que apresentou à turma informações sobre diversos órgãos do corpo humano e suas funções. “Amei o passeio. Gostei de tudo, mas o que eu mais gostei foi de aprender mais sobre os bebês. Eu até segurei um boneco do tamanho do bebê quando ele nasce”, afirma a aluna Nara Cruz. Ao retornar do passeio, a turma fez um texto coletivo, expondo as principais impressões do trabalho de campo.

Passeio à Universo
Texto coletivo produzido pelos alunos do 2º ano
Professoras: Gisa Sá e Mylena Martins
“No dia 22 de novembro fizemos um trabalho de campo ao laboratório de anatomia da Universo. Andamos de ônibus de viagem e fomos com as tias Gisa, Mylena e Taís e com o tio Ramon.

Quando chegamos à Universo, quem nos recebeu foram as tias Márcia, Simone e Fernanda. Nos dividiram em dois grupos e fizeram várias explicações sobre o corpo humano.

Com as tias Márcia e Simone vimos vários tamanhos de bebês quando estão dentro da barriga da mãe e aprendemos que quando a mulher não está esperando o bebê, o útero tem sete centímetros. Quando a mulher está grávida, com o bebê perto de nascer, passa a ter 40 centímetros. Também aprendemos que temos, aproximadamente, 100 bilhões de neurônios, que o crânio possui 28 ossos e que o cerebelo controla a coordenação motora e o equilíbrio. Como diz a tia Márcia, o cérebro é o “maestro da orquestra”, porque ele comanda tudo.

No laboratório também aprendemos que o nosso corpo é uma máquina. O esqueleto de um adulto tem 206 ossos. O maior é o fêmur, que fica na coxa, e o menor é o estribo, que fica no ouvido. Nós pensávamos que o corpo era formado por cabeça, tronco e membros, mas aprendemos que não podemos nos esquecer do pescoço. Por isso elas nos mostraram a forma certa e a forma errada de levantar um peso. Sobre o estômago e o pulmão, aprendemos que se comermos muito rápido, podemos engasgar. Se isso acontecer, a comida pode errar de lugar e ir parar dentro dos pulmões, onde deve entrar só o ar. Sobre o coração, vimos que ele bate de 70 a 80 vezes por minuto e que os vasos sanguíneos levam sangue dos pés à cabeça.

O passeio foi muito legal. Aprendemos sobre as partes do corpo humano e foi muito divertido, porque vimos e tocamos as partes do corpo. Tudo isso na companhia de nossos amigos”.