Fundamental I

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ao 5º ano

Os anos iniciais na Escola Internacional Saci têm como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo, que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno e mediadores de aprendizagem, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência e o empenho para superar desafios.

Para as crianças dos anos iniciais, aprender a conviver é uma necessidade real, e não apenas um desafio da escola. Assim, o trabalho desenvolvido prevê a organização de propostas em que os alunos discutem o convívio com seus colegas de classe e toda a comunidade escolar, não só em sala de aula, mas também em dinâmicas de grupo, exercícios de linha montessoriana e em diversas atividades desenvolvidas com esse fim.

O Trabalho por Projetos, desenvolvido nesse segmento,  oportuniza uma aprendizagem ativa e significativa, a autonomia, a troca de conhecimentos e a busca constante por novas informações. Desde cedo, o aluno aprende a ser um pesquisador, elaborando hipóteses, experimentando, justificando, tentando convencer seus colegas ou ser convencido por eles, buscando novas informações e as relacionando com as que já possuía, construindo novas teorias e conhecimento. Para que tenha esse espaço, o aluno é visto como protagonista e as aulas são planejadas de forma prática, reduzindo-se o tempo de exposição oral do professor.

Na Escola Internacional Saci, enquanto os alunos, individualmente ou em grupos, aprendem, por exemplo, a somar, utilizam diferentes materiais concretos. Dessa forma, realizam o que Maria Montessori nomeou de ‘autoeducação’. Assim, também aprendem a trabalhar em equipe, a compreender que há muitas formas para se resolver um mesmo problema, que é necessário ter perseverança, e que, sem o esforço intelectual, as aprendizagens são mecânicas e temporárias.

A avaliação é processual e as observações compartilhadas com cada família, individualmente. Os resultados quantitativos são registrados trimestralmente. O aluno também realiza autoavaliação e é incentivado a expressar-se sobre ela, havendo, dessa forma, uma reflexão constante sobre seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. 

 

Áreas de conhecimento - Anos iniciais do Ensino Fundamental

I – Matemática
II – Linguagem
III – Educação Cósmica (História, Geografia e Ciências)
IV – Artes
V – Educação Física
VI – Informática
VII – Música
VIII – Inglês (na grade curricular dos 4º e 5º anos e opcional a partir dos 3 anos de idade em modalidade bilíngue - ambiente de imersão - diário de 10h30 às 13h ou de 12h30 às 15h). 

2º Ano Atividade Coletiva

2º Ano Atividade Coletiva

Agrupada IV Sala De Aula

Agrupada IV Sala De Aula

5º Ano Aula De Leitura

5º Ano Aula De Leitura

Agrupada III Conversa Sobre O Projeto

Agrupada III Conversa Sobre O Projeto