Fundamental I

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ao 5º ano

Os anos iniciais na Escola Internacional Saci têm como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo, que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno e mediadores de aprendizagem, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência e o empenho para superar desafios.

Para as crianças dos anos iniciais, aprender a conviver é uma necessidade real, e não apenas um desafio da escola. Assim, o trabalho desenvolvido prevê a organização de propostas em que os alunos discutem o convívio com seus colegas de classe e toda a comunidade escolar, não só em sala de aula, mas também em dinâmicas de grupo, exercícios de linha montessoriana e em diversas atividades desenvolvidas com esse fim.

O Trabalho por Projetos, desenvolvido nesse segmento,  oportuniza uma aprendizagem ativa e significativa, a autonomia, a troca de conhecimentos e a busca constante por novas informações. Desde cedo, o aluno aprende a ser um pesquisador, elaborando hipóteses, experimentando, justificando, tentando convencer seus colegas ou ser convencido por eles, buscando novas informações e as relacionando com as que já possuía, construindo novas teorias e conhecimento. Para que tenha esse espaço, o aluno é visto como protagonista e as aulas são planejadas de forma prática, reduzindo-se o tempo de exposição oral do professor.

Na Escola Internacional Saci, enquanto os alunos, individualmente ou em grupos, aprendem, por exemplo, a somar, utilizam diferentes materiais concretos. Dessa forma, realizam o que Maria Montessori nomeou de ‘autoeducação’. Assim, também aprendem a trabalhar em equipe, a compreender que há muitas formas para se resolver um mesmo problema, que é necessário ter perseverança, e que, sem o esforço intelectual, as aprendizagens são mecânicas e temporárias.

A avaliação é processual e as observações compartilhadas com cada família, individualmente. Os resultados quantitativos são registrados trimestralmente. O aluno também realiza autoavaliação e é incentivado a expressar-se sobre ela, havendo, dessa forma, uma reflexão constante sobre seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Áreas de conhecimento - Anos iniciais do Ensino Fundamental

I – Matemática
II – Linguagem
III – Educação Cósmica (História, Geografia e Ciências)
IV – Artes
V – Educação Física
VI – Informática
VII – Música
VIII – Inglês (na grade curricular dos 4º e 5º anos e opcional a partir dos 3 anos de idade em modalidade bilíngue - ambiente de imersão - diário de 10h30 às 13h ou de 12h30 às 15h).

2º Ano Atividade Coletiva

Agrupada IV Sala De Aula