O céu é o limite

Nos meses de junho, julho, agosto e setembro algumas turmas visitaram uma das principais atrações de Juiz de Fora: o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde um conhecimento relacionado ao projeto até estudos voltados para determinados conteúdos, planetário, laboratórios e profissionais de diferentes áreas proporcionaram aos alunos uma experiência aprofundada sobre o universo.

Continue Lendo

Heróis em ação!

É um pássaro? É um avião? Não! É a turma Junior High dando início aos Almoços Culturais do 2º semestre. E, nesse episódio, a turma da professora Alessandra Marcenal foi buscar inspiração para o projeto “Super heróis” em Nova York, EUA, onde foram fundadas as empresas de quadrinho Marvel e DC, as mais importantes do mundo.

Continue Lendo

Astronautas rumo ao universo

Quando o assunto é o projeto da turma Kinder I, a aluna Hayfa Braz tem o conhecimento na ponta da língua. “Newton aprendeu que a gravidade puxa as coisas para o centro da Terra depois que uma maçã caiu na cabeça dele”, afirma. Mas, embora isso tenha acontecido em 1666, tal descoberta científica atingiu a cabeça dos alunos. Tanto que a turma das professoras Ellen Barcellos e Fernanda Pacífico criou o projeto “Investigando a Terra e o Espaço” para estudar as curiosidades do universo.

Continue Lendo

Team Robôs

Uma das novidades do semestre para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental foi a aula de Robótica. Ministrada para a turma do 8º ano pelo professor de física, Guilherme Felix, a disciplina trouxe aos alunos a oportunidade de visitar a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Lá, conheceram a Equipe de Competição de Robótica e conversaram com alguns integrantes da Rinobot Team, equipe formada por estudantes que trabalham com a programação de robôs. Porém, tal curiosidade chamou a atenção da turma Pre-teens. Com o projeto “Tecnologia”, a turma do professor Felipe Noronha também visitou o local para um estudo sobre os robôs.

Continue Lendo

Visitas: quanto mais, melhor!

Os projetos dos alunos do 2º ano têm rendido muitas visitas. E sim, eles têm mais de um projeto! O primeiro deles é o “Tecnologia Avançada”, que contou com a participação de Carlos Hiroshi Ouchi, pai da aluna Maria Flor, para falar sobre robótica. O outro projeto faz parte da aula de Contação de Histórias e contou com a visita da turma Junior High, formada pelos alunos da professora Alessandra Marcenal, que colaboraram com o processo de criação dos alunos do 2º ano nas aulas da professora Taís Evanolli. Já o terceiro diz respeito ao projeto de visitação à horta. Aproveitando essa oportunidade, a diretora Luciana Ribeiro organizou uma caminhada para contar a Linha da Mão.

Continue Lendo

Trilha Ecológica

No segundo trimestre os alunos do 8º ano foram surpreendidos por uma nova disciplina: Consumo Sustentável. A proposta, apresentada pela engenheira ambiental Michelle Cheminand, foi mostrar aos alunos a aplicabilidade de conceitos ligados à sustentabilidade. Após algumas aulas, Michelle propôs um trabalho de campo para trabalhar os conceitos na prática. Por isso, a turma visitou a Associação pelo Meio Ambiente (AMA-JF) para uma trilha ecológica entre plantas nativas da Mata Atlântica.

Continue Lendo