O ciclo da vida de uma ‘butterfly’

Pequenos, médios ou grandes... Selvagens ou domésticos... Que habitam nos mares gelados ou nos quentes desertos. No projeto da turma Pre-kinder tem espaço para todos os bichos. Interessados em pesquisar os seres vivos, os alunos da professora Rane Miana e da assistente Míriam de Souza criaram o projeto “Animais do nosso planeta”.

O interesse por animais maiores, como leões, ursos, golfinhos e até dinossauros é uma das principais características do projeto. Porém, isso não impediu que os alunos ficassem interessados na vida de um pequeno inseto, como a borboleta. Porém, tal encantamento só foi possível graças à visita de Jeanne Moreira Dimitri. Tia de Rane, ela é formada em Artes e há 25 anos mora nos Estados Unidos. Em visita ao Brasil, ela passou uma manhã com a turma e apresentou às crianças o ciclo de vida das borboletas. “Primeiro ela coloca um ovo. Depois ele quebra e sai uma lagarta. Aí a lagarta entra em um casulo e depois ela vira uma borboleta. Ela sai toda enroladinha, mas as asas crescem e ela come o casulo”, explica a aluna Manuela Campos. “Tem o ovo, a lagarta, o casulo e a ‘butterfly’. A minha era ‘blue’ e ‘yellow’”, comenta a aluna Olívia Corrêa, mostrando que, além do aprendizado sobre o ciclo da borboleta, o vocabulário em inglês foi absorvido de maneira bastante natural. “Minha tia sempre foi voluntária e fez muitos trabalhos com alunos e professores nas escolas dos Estados Unidos. Então ela sempre me envia ideias legais para desenvolver em sala de aula. Como ela está no Brasil, pedi a ela para fazer um ‘craft’ com os alunos e foi muito legal. Ela fala inglês e as crianças absorveram bastante o conteúdo”, afirma a professora.

Fotos: Sula Miana