Mão na massa!

Próxima parada: pizza! Embora a Itália não seja o país responsável pela invenção da pizza, é onde essa delícia em forma de massa e recheio ficou mais famosa. E foi através da culinária que a turma Elementary deu continuidade ao projeto “Experimentando culturas”, conhecendo a Itália de maneira mais aprofundada e aprendendo a fazer pizza.

Inicialmente, os alunos da professora Natany Bersan receberam a visita de Flávio Lins, indicado por Gabriela Lins, mãe da aluna Luiza. “Ele fez uma apresentação oral e mostrou fotos dele de quando foi à Itália. Falou sobre o país, aspectos culturais, curiosidades sobre a pizza e nos apresentou algumas palavras em italiano, que as crianças foram traduzindo para o inglês”, afirma a professora. “Gostei muito. É sempre diferente quando alguém da nossa família participa de uma atividade na escola. Ele falou várias coisas e ensinou algumas palavras em italiano. Mas o que mais me chamou a atenção foi que Veneza as ruas são cobertas de água, então as pessoas não andam de carro, andam de barco. Até a ambulância lá é em um barquinho!”, comenta Luiza.

Após um aprendizado em sala de aula, foi hora de colocar a mão na massa. Literalmente! Natany levou a turma à pizzaria Mr. Tugas para um “minicurso de pizza para criança”. “Fomos recebidos pelo Hugo Siqueira, dono da pizzaria, e passamos por três etapas: primeiro as crianças conheceram a horta, com vários vegetais que a pizzaria utiliza, como alecrim, manjericão, berinjela, abobrinha e rúcula. Depois o Hugo nos apresentou a um pizzaiollo e, com ele, as crianças aprenderam a fazer a massa e rechearam com os ingredientes que quiseram. E por último o Hugo ensinou a servir. Como a turma foi dividida em quatro, cada grupo fez a pizza pensando no outro, desde a escolha dos ingredientes até a hora de servir”, relata a professora. “Gostei muito de ficar na cozinha, porque nunca tinha feito uma pizza daquele jeito, fazendo a massa e usando os vegetais da horta. A pizza que eu fiz foi de calabresa, queijo e molho de tomate, mas a que fizeram para o meu grupo tinha rodelas de tomate, que é plantado na horta, e  ficou muito gostoso.”, comenta o aluno Guilherme Maricato.