Protagonistas de suas ações

“Em vez de lhe fechar as portas, preparemos-lhe bem os pés”. Esta frase, escrita por Maria Montessori, e que expressa a necessidade de liberdade e que representa tão bem a filosofia de nossa escola, remete às práticas realizadas no primeiro semestre pelos adolescentes. Através de atividades diferenciadas, envolvendo todas as áreas de aprendizagem, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental passaram por experiências que reforçaram o quanto podem ser protagonistas de suas próprias ações. 

Continue Lendo

Pretos, brancos e pardos... animais para serem acariciados!

A turma do 2º período transformou a curiosidade por um grupo de animais em motivo para receber visitas fofinhas. Através do projeto “Pretos, brancos e pardos... ué, onde estão os malhados?”, os alunos da professora Margareth Coldibeli e da assistente Naira Martins escolheram estudar os animais que têm pelos e com certeza terão experiências sensoriais diferentes, acariciando patas e orelhas peludas.

Continue Lendo

A rádio está no ar: precisamos nos comunicar

Falar, olhar, movimentar: o importante é se comunicar. Criando o projeto “Olhe, escute e pense: precisamos nos comunicar” que a turma da Agrupada III encontrou diversas maneiras de se expressar. E como uma das formas de comunicação mais utilizadas por todos nós é a fala, foi na rádio que a turma encontrou muitas respostas sobre o projeto. A convite de Tâmara Umbelino, tia da aluna Cecília Dias, os alunos visitaram o estúdio de rádio do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá.

Continue Lendo

O Universo e a possibilidade de vida em outro planeta (e no nosso!)

Ao chegar ao 9º ano e olhar para trás, a última turma do Ensino Fundamental percebe que passou por grandes descobertas. Em algum momento de suas vidas acadêmicas no Saci, estudaram os animais, elementos da natureza, variadas profissões e até mesmo os mistérios do Sistema Solar. E agora? O que estudar? Conscientes que de há ainda muito a ser descoberto, os alunos decidiram pesquisar sobre um tema bastante atual e que tem parecido ser uma das respostas para o futuro dos seres humanos. Instigada pela ciência, a turma criou o projeto “Universo e a possibilidade de vida em outros planetas”.

Continue Lendo

Almoço Cultural: um delicioso jeito de aprender

Guiados por uma atividade de Vida Prática, uma das áreas do Sistema Montessori, a turma Kinder II começou o ano com uma culinária. E foi através da receita de bolo de cenoura, que os alunos da professora Helena Marques descobriram um interesse em comum: o prazer de estar na cozinha. Assim nasceu o projeto “Culinária: um delicioso jeito de aprender”, que além de levar a turma a um semestre de descobertas culinárias, ainda proporcionou aos alunos a responsabilidade do primeiro Almoço Cultural do ano.

Continue Lendo

  • 1
  • 2