Por que estamos aqui?

Na última quarta-feira (27/03) aconteceu o primeiro Grupo de Estudos com os Pais de 2019. O tema do encontro foi “Escola Saci... há 54 anos com um jeito diferente de aprender” e reuniu professores e algumas famílias para um momento de aprendizado e troca. Com o propósito de discutir pontos do projeto político pedagógico da escola, o encontro propôs uma dinâmica de World Café.

Separados em pequenos grupos, os participantes cumpriram três rodadas e, em cada uma delas, respondeu a uma pergunta: “O que você entende por: ‘um jeito diferente de aprender?’”, “Qual princípio da escola você considera mais fácil de praticar ? Qual seria o mais desafiador?” e “Por que estamos aqui no SACI?”. A cada rodada as famílias trocavam de mesa, procurando outros grupos, sendo um momento de grande integração. Em cada mesa ficou um “anfitrião”, que ficou responsável por mediar cada rodada e, ao final, relatar as respostas a todos do Grupo de Estudos. “Foi um momento muito bom, de troca e de sinceridade das famílias sobre o motivo que as fazem estar aqui. Em resumo, elas elogiaram o “jeito diferente de aprender-ensinar” com destaque para o desenvolvimento da criatividade, a resolução de conflitos e, principalmente, o vínculo afetivo com a escola que, no contexto atual, é muito importante. Por isso nos colocamos como Família Saci e estamos aqui. Porque acreditamos nesse jeito diferente de aprender, diferente do tradicional, porque não é só o conteúdo escolar, mas há também uma proposta humanizadora. Os estudos de neuroeducação apontam como o cérebro pode ser estimulado e como se dá o processo de aprendizado e nossa prática pedagógica determina como foco não o que temos que ensinar, mas justamente como a criança aprende. Seguindo essa ideia, vimos que aprendemos muito mais quando fazemos, quando ensinamos para alguém, quando elaboramos perguntas do que quando ouvimos e lemos, ou seja, quando a aula é somente expositiva. Nesse processo, a criança se sente bem e isso potencializa seu aprendizado. Por isso estamos aqui”, conclui a diretora Luciana Ribeiro.

O próximo Grupo de Estudos com os Pais será no dia 24 de abril e abordará o tema "Autonomia e disciplina em Montessori: princípios que podem ser trabalhados em casa".